definindo o sucesso de um projeto

O gerenciamento de projetos é uma disciplina por si só, distinta. No entanto, ainda há muita discussão sobre a definição do sucesso de um projeto. Hoje gostaria de contribuir um pouco para essa discussão, visando sempre a aplicação na prática. Escrevo do ponto de vista dos projetos de engenharia, mas a estrutura fundamental da definição de sucesso nesta área é relevante para a maioria das aplicações de design, incluindo desenvolvimento de produtos, construção, aeroespacial, etc.

Os projetos são atividades discretas, mas multidimensionais, que servem como veículos para a mudança. Existem diferentes definições de sucesso para eles, e isso dificulta a comparação. Podemos dizer que o sucesso de um projeto refere-se à conclusão “dentro do prazo, dentro do orçamento, de acordo com as especificações”, ao sucesso do produto produzido ou ao sucesso em atingir os objetivos de negócios do planejado.

Mas essas medidas às vezes são contestadas, tornando difícil determinar se há um problema. O sucesso é perceptivo e as percepções variam de acordo com a perspectiva da parte interessada e a passagem do tempo desde a conclusão do projeto. Apesar desses desafios, continuamos refletindo para desvendar o problema de definir o sucesso de um projeto. Só então podemos progredir e evoluir na gestão deles.

Vamos pensar em alguns níveis de critérios de desempenho que nos permitem avaliar um pouco melhor, como sucesso na gestão, sucesso do produto, sucesso do negócio e sucesso do próprio processo. Também podemos adicionar mais um: medidas de entrega de projetos. Dentro desses níveis, o topo é quando os objetivos estabelecidos são alcançados e os benefícios se acumulam para a organização investidora. Na verdade, esses benefícios são posicionados favoravelmente de tal forma para a organização que geram muitas oportunidades futuras.

Encerro chamando nossa atenção para a necessidade de considerar também os processos técnicos e gerenciais associados aos projetos. Porque eles são importantes em diferentes momentos ao longo do ciclo de vida do projeto. O trabalho baseado em projetos, apoiado pelas melhores práticas de gestão, oferece considerável utilidade a todas as áreas de atividade. À medida que essa disciplina amadurece, continuaremos a provar a conveniência, a utilidade e o benefício de fazer negócios e ser gerenciados com excelência. Eu aprecio e sempre apreciarei uma definição de sucesso que nada mais é do que um sucesso significativo para todos nós envolvidos.

João Matos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima