Como está a produtividade de sua indústria?
Essa pergunta recorrente aqui no Grupo Technik Engenharia e já foi assunto para artigo, onde a conclusão da Technik Engenharia, a receita é explorar ao máximo a tecnologia existente tornando-os parte de sua realidade. Muitas tecnologias já são acessíveis, mas muitas empresas ainda resistem à sua entrada.
Confira artigo completo: “Como está a produtividade de sua indústria?”
Em outro artigo o Grupo Technik Engenharia destacou o que se observa nas visitas e consultorias as empresas e em contatos com profissionais da indústria, considerando nosso mercado de atuação.
Facilmente é constatado que o mercado de trabalho no Brasil está preso em uma armadilha de baixa produtividade e as estáticas mostram que um trabalhador brasileiro produz um quarto do que um trabalhador de um país desenvolvido, como por exemplo Estados Unidos.
Atividades que demandam menos estudo e oferecem salários mais baixos ampliam espaço no total de vagas criadas, eliminando eventuais impactos de caráter transitório causados pela pandemia no mercado de trabalho.
Confira artigo completo: “Estudo vê país em armadilha de baixa produtividade”
O Grupo Technik retoma esse assunto com base em levantamento da CNI que aponta que pelo menos 75% das empresas pesquisadas afirmaram que vão investir em aumento de produtividade, com foco no mercado interno, que passará por investimentos em maquinário.
Ainda que em menor percentual do que em anos anteriores, 75% das indústrias brasileiras farão investimentos em aumento da produtividade ao longo deste ano. Os dados são de um levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em 2021, o percentual de empresas que fizeram investimentos com esse foco foi de 79%.
Assim como no passado, neste ano o foco dos investimentos das indústrias tem como objetivo melhorar os negócios no mercado interno. E entre os destinos dos investimentos, a aquisição de máquinas ou equipamento novos (75%), além de manutenção e atualização de máquinas (68%) foram as principais escolhas.
O setor deve melhorar os investimentos em sustentabilidade, com vistas a reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa, conforme informado pela CNI após a última Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas (COP 26), realizada em Glasgow, Escócia, em novembro de 2021. Diante desse cenário, a renovação de máquinas e equipamentos além de melhorar a produtividade, pode atender também a essa preocupação.
Matéria no Portal terra aponta a necessidade de estar atento a boas práticas de fabricação, as normas da Série de Avaliação de Segurança e Saúde Ocupacional (OHSAS, da sigla em inglês), ISO, entre outras.
E destaca que o investimento em novas máquinas deve vir acompanhado de investimento em treinamento dos operadores.
Mas em que as indústrias mais investiram em 2021?
De acordo com a pesquisa Investimento na Industria 2021-2022, realizada pela CNI, os investimentos da indústria no ano passado foram importantes e alcançaram patamar maior do que no ano anterior. Em 2020, 69% afirmaram terem feito investimento, ante os 79% de 2021. Segundo o levantamento, houve ainda redução na frustração dos planos de investimento: 62% das empresas executaram seu plano conforme o planejado. Em 2020, o percentual foi de 47%.
Além da compra e manutenção de maquinários e equipamentos novos, as indústrias disseram ter investido, em 2021, em construção, manutenção e modernização ou aquisição de instalação (67%), capacitação de pessoal (34%), pesquisa e desenvolvimento (30%) e melhoria da gestão do negócio (24%).
O Grupo Technik Engenharia pode atuar em todas as etapas de um projeto industrial, independentemente do tamanho e da atividade fim.
O Grupo Technik Engenharia, além de ser referência em consultoria e soluções em processos industriais, apresentará soluções personalizadas para aumentar a produtividade de sua indústria.
Entre em contato com o Grupo Technik para saber mais sobre o assunto.
Clique aqui e saiba mais sobre o Grupo Technik.
Fonte do artigo: Portal Terra