6 grandes aplicações industriais baseadas em POWER PLATFORM® – O que é preciso saber?

Power Plataform

Microsoft Power Platform® é uma linha de aplicativos de software de inteligência para a gestão de negócios, desenvolvimento de aplicativos dedicados e conectividade entre diversos aplicativos e com diversas aplicações para indústria.

Essa proposta de aplicativos Microsoft é bastante lógica e intuitiva, possui baixíssimo custo e possui inúmeras aplicações para a gestão industrial, ativos fixos, montagem, inspeção, conservação etc.

Grupo Technik Engenharia tem o grande diferencial de saber transitar com grande desenvoltura tanto no ambiente industrial quanto no ambiente digital e familiaridade com as ferramentas do Power Platform, podendo assim gerar elevadíssimos retornos para os seus clientes.

E já fica a pergunta:

Você gostaria de solicitar um atendimento gratuito para sua empresa?

Do que estamos falando? 

Da mesma forma que temos familiaridade com o chamado pacote Office da Microsoft (Excel, Word, …), muito em breve nós, gestores dos mais diferentes níveis, seremos direcionados a fazer uso do pacote Power ou Power Platform.

Então o Power Platform é um pacote de aplicativos.

As aplicações são bem diferentes do Office, conforme apresentamos abaixo, e cada aplicativo trabalha de forma totalmente integrada com os demais aplicativos e ainda, integrado com o pacote Office.

Quais são, portanto, alguns de seus principais aplicativos?

a) Power BI: um software ou aplicativo para visualização de dados com diferentes tipos de gráficos.

A grande vantagem deste app é que é totalmente adaptável às necessidades especificas de cada usuário e dinâmico visto que está ligado a informações que são abastecidas por meio de diversos bancos de dados, sejam da Microsoft ou não (SAP, por exemplo) e que na medida em que são alteradas, o Power BI também se altera automaticamente.

b) Power Apps:  software gráfico para escrever aplicativos de negócios personalizados de baixo código (low code), para compilar e usar aplicativos de negócios personalizados que se conectam aos seus dados sem a necessidade de um desenvolvimento de software personalizado e caro. Nossa empresa já trabalha internamente com inúmeros Power apps e tem condições de desenvolver tais ferramentais da forma que o cliente julgar mais aderente a suas necessidades.

c) Power Automate: usado para implementar produtos de fluxo de trabalho de negócios de forma automática, pois o fato é que todo departamento de uma empresa possui tarefas repetitivas e “sem valor” que podem ser automatizadas.

Pense no estoque da empresa, por exemplo. A equipe de controladoria precisa acompanhar as movimentações para identificar gatilhos que possam ser passados ao time de compras.

Power Automate permite que ele mesmo desenvolva um código que faça a integração entre as ferramentas, sem nenhum ou quase nenhum conhecimento técnico.

de negócios de forma automática, pois o fato é que todo departamento de uma empresa possui tarefas repetitivas e “sem valor” que podem ser automatizadas.

Pense no estoque da empresa, por exemplo. A equipe de controladoria precisa acompanhar as movimentações para identificar gatilhos que possam ser passados ao time de compras.

Power Automate permite que ele mesmo desenvolva um código que faça a integração entre as ferramentas, sem nenhum ou quase nenhum conhecimento técnico.

 Bom, agora vamos para as importantes aplicações industriais:

1) Criar sistema de atendimento a solicitações internas de seus colegas ou subordinados:

Exemplo: uma fábrica possui inúmeras máquinas e postos de trabalho. Por meio de uma simples botoeira, o operador solicita a presença de seu supervisor para sanar uma dúvida. O celular do supervisor recebe tal solicitação e é gerada uma tarefa na lista do Tasks da Microsoft que fica registrada tal solicitação e se foi ou não atendida.

2) Criar sistema de geração de registros de não-conformidades internas ou externas.

Associadas com formulários padrões da empresa e com possibilidade de anexar fotos e envio automático para o responsável pelo problema e início imediato da solução, o Power Platform pode abreviar em muito o tempo de solução de uma não conformidade.

3) Criar sistema de geração de registros de não-conformidades internas ou externas.

Ao longo de nossa trajetória trilhada junto a nossos variados clientes, por muitas vezes discuti o gerenciamento de documentos de soldagem, como Registros de Qualificação de Procedimentos (RQPS), Especificações de Procedimentos de Soldagem (EPS) e Certificados de Soldador (CQS).

O que mais se observa é o seguinte:

Quando chega um novo projeto para orçamento, eles entregam o projeto a seu analista sênior de soldagem e ele busca, junta por junta, em uma tabela os soldadores e eps qualificados, o atendimento a todas as variáveis essenciais do projeto (espessura, posição, família de materiais, tratamento térmico, processos, cobre juntas, etc.). O custo dessa atividade é muito alto, pelo tempo dedicado, e envolve altos riscos ligados a erros, pois todos somos humanos.

Veja a seguir:

1. Ao qualificar um RQPS redundante (ou seja, já o tinha qualificado, mas devido a um erro no processo de verificação, volta a qualificá-lo e que custa ~ R$3000,00, não contabilizando o tempo perdido, o salário do soldador, e custos de materiais), há perda (desperdício) de recursos.

Ainda neste caso, qualificando-se um soldador redundante, que custa até R$ 500,00, acrescenta-se este custo também ao custo anterior.

2. Por outro lado, ao se equivocar por não identificar falta de EPS para as juntas em fabricação, por vezes pode-se ter clientes exigindo que você pare todo o trabalho até que se faça a nova e urgente qualificação.

Isso não é tão fácil de quantificar em termos de prejuízo, porque depende do projeto e do tamanho da empresa, mas pode-se chegar a centenas de milhares de Reais

E por que isso é um problema comum?

Pelo fator humano. Não importa quão bom seja um engenheiro ou analista, ele ainda é apenas humano, e fazer muitas verificações cruzadas de informações o cansará e poderá eventualmente causar alguns erros, o que poderia fazê-lo sinalizar uma solda específica como não qualificada (quando, na realidade, é), ou pior, fazendo-o sinalizar uma solda específica como sendo qualificada (quando não é).

Ambos irão aumentar o custo para a empresa e a sua dor de cabeça também.

Você deve trabalhar para ter um banco de dados preenchido de todos os seus Registros de Qualificação de Procedimento (RQPS), Especificações de Procedimento de Soldagem (EPS) e Certificados de Soldador (CQS), com todas as variáveis ​​essenciais que são relevantes para os códigos com os quais você trabalha.

A partir daí fazer uso do aplicativo Technik para seleção e controle de documentos de solda.

Pergunte-nos como. Clique aqui! 

Artigo elaborado com exclusividade para o Portal Ind360

Colaborou com esse artigo: Eng. Fernando Lescovar Neto , Atualmente Diretor Técnico, exerço a atividade de desenvolvimento tecnológico através de projetos disruptivos e participação em reuniões de conselho e reuniões de melhoria em nossos clientes, com ênfase em posicionamento estratégico. Engenheiro Naval.

Share:
Translate »