Como as empresas podem se preparar para a Indústria 4.0?

Mas como funciona a Indústria 4.0 na prática?

Como funciona a Indústria 4.0 na prática?

Primeiramente a premissa no que se refere a investimentos em tecnologia na indústria ou em qualquer outra área é que a evolução tecnológica gera mais evolução tecnológica e no que se refere aos conceitos da Industria 4.0 e seus pilares, como : sensores, desenvolvimento de processadores mais potentes voltados para a geração e coleta dos dados, das máquinas ou coisas conectadas, permitindo a análise em tempo real e a tomada de decisões mais rapidamente dentro da linha de produção, por exemplo.

Por sua vez tal investimento em tecnologia para implantação dos processos da Indústria 4.0 é que com os dados obtidos é possível utilizá-los para “ensinar” as máquinas a trabalhar melhor e onde teremos, então, o conceito de Machine Learning.

Como consequência sua indústria terá um aumento da produtividade, reduzir custos, aumentar produção e mais importante aumentar lucratividade e ai começar a ter o retorno financeiro do que foi investido para aplicação dos processos da Indústria 4.0.

Se é comprovado o retorno financeiro e ganhos nos processos indústrias, o que que da demora de vermos os processos da Indústria 4.0 decolarem no Brasil? 

Entre os maiores desafios para as empresas brasileiras estão os investimentos nessas novas tecnologias e que ainda exigem uma infraestrutura com novos equipamentos, alta conectividade, cyber segurança e, em especial, a qualificação adequada de funcionários – que precisam receber treinamento e se profissionalizarem a fim de arcar com as demandas das inovações que o setor exige.

Supondo que o Brasil invista e o cenário da Indústria 4.0 por aqui se torne realidade, quais seriam os reais benefícios?

A priori, toda empresa — e a indústria não é diferente disso — tem duas agendas importantes que direcionam os negócios, que são aumento de receitas e redução de custos, ambas podendo ser potencializadas com a implementação destas novas tecnologias.

Em paralelo, o volume de informações que é gerado deve ser utilizado no suporte a decisão e combinadas com dados operacionais dos demais sistemas corporativos. As empresas passam a realizar diagnósticos detalhados e mais profundos sobre as medidas necessárias de gestão de negócios.

Mas e ai: é possível aplicar todas estas tecnologias para implementar a Industria 4.0 em uma empresa?

A resposta é NÃO! 

De fato, cada empresa tem uma realidade quanto aos seus processos, infraestrutura e principalmente necessidades de automação, informação e segurança. Logo, estruturar corretamente um projeto com suas prioridades dentro da realidade da empresa é fundamental para investir e obter retorno sobre este investimento, do contrário gera apenas gastos e frustrações.

Por exemplo, a agenda de Internet das Coisas (IOT) requer uma infraestrutura adequada para a coleta, transmissão e integração dos dados gerados pelas máquinas e, desta forma, complementar repositórios de dados desenvolvidos corretamente para entregar informações que vão gerar insights visuais para análise. Assim, definir ações que reduzam os erros da fabricação, apontem pontos de melhorias, reduzam ciclos produtivos, economizando dinheiro e tempo.

Isso nos leva a pergunta final: Como as empresas podem se preparar para a Indústria 4.0?

A introdução de novas tecnologias nas práticas de negócios existentes sempre traz alguns desafios que precisam ser superados, sendo que alguns dentre tantos que devemos superar, são cruciais, onde destacamos nesse artigo 3 exemplos:

Integração com a Infraestrutura Existente

A proposta é evitar altos investimentos na substituição da sua estrutura de máquinas, rede, etc, com a implementação de sensores para a coleta dos dados a partir do parque instalado de máquinas. Então, partir para a integração com as bases de dados existentes para começar a analisar as primeiras informações sobre vibrações, consumo de energia e detalhes semelhantes, etc.

Treinamento dos funcionários

Toda nova tecnologia dentro de uma empresa, requer treinamento interno e todos terão que desenvolver novas habilidades para usar as novas tecnologias. Isso significa que a empresa deve considerar os custos de treinamento, o tempo que seus funcionários precisam para desenvolver novas habilidades e os custos de manutenção da operação.

Decidir que o esforço vale a pena

Avaliar a sua configuração atual e verificar se está funcionando bem o suficiente e que as novas tecnologias podem de fato trazer melhorias para sua produção. Se existirem dificuldades em entender a linguagem técnica e as soluções de software, volte ao início e valide com todo o seu time.

Embora ainda existam dúvidas quanto aos reais benefícios da agenda da Industria 4.0, estas novas tecnologias mencionadas podem trazer um enorme impacto na satisfação do cliente final.

Uma vez que as soluções são implementadas, você pode melhorar os prazos de entrega e aumentar a qualidade dos produtos de acordo com as necessidades do seu cliente.

Ao final, a agenda da Indústria 4.0 oferece benefícios a todos os envolvidos com o seu negócio, incluindo o cliente.

De forma recorrente o Grupo Technik Engenharia sempre vem destacando que para as indústrias não ficarem defasadas terão que investir na digitalização industrial , que deixou de  ser apenas uma vantagem competitiva para se tornar uma necessidade do setor.

Sua empresa e indústria já está preparada ou se preparando?

O Grupo Technik Engenharia pode auxiliar junto ao seu corpo técnico de especialistas e engenheiros a iniciar a introdução de forma simples e descomplicada, analisando primeiramente os processos existentes.

Quer saber como?

A Technik Digital, a Startup do Grupo Technik está trabalhando no desenvolvimento de tecnologias para aumentar a eficiência de sua indústria, redução de custos e pela valorização do fator humano, melhorando as condições de trabalho e contribuindo para o desenvolvimento dos processos industriais.

Clique aqui e saiba mais! 

Entre em contato com o Grupo Technik para saber mais sobre o assunto.

Clique aqui e saiba mais sobre o Grupo Technik.

Fonte e artigo completo: Olhar Digital 

 

Share:
1
Sua empresa e indústria já está preparada ou se preparando?

O Grupo Technik Engenharia pode auxiliar junto ao seu corpo técnico de especialistas e engenheiros a iniciar a introdução de forma simples e descomplicada, analisando primeiramente os processos existentes.

Quer saber como?

A Technik Digital, a Startup do Grupo Technik está trabalhando no desenvolvimento de tecnologias para aumentar a eficiência de sua indústria, redução de custos e pela valorização do fator humano, melhorando as condições de trabalho e contribuindo para o desenvolvimento dos processos industriais.
Powered by
Translate »