Artigo muito relevante para quem trabalha com vasos de pressão!
A importância do MDMT na prevenção de falhas de fraturas frágeis #ASME VIII div1 ; #UCS66 ; #fratura frágil; #integridade de ativos; #vasos de pressão.
As regras do UCS-66 são algumas das disposições mais importantes e ainda mais incompreendidas do Código ASME. Devido à sua importância, a temperatura mínima de projeto do material (MDMT) é um dos poucos parâmetros críticos estampados nas placas de identificação dos vasos.
As regras do UCS-66 protegem contra a falha do vaso por fratura frágil , um evento de baixa probabilidade e alta consequência. As falhas de fratura frágil exibem um comportamento de “quebra antes do vazamento” e podem ser catastróficas, pois envolvem altos riscos e ocorrem sem aviso prévio.
Vasos de pressão de aço carbono são mais suscetíveis a fraturas frágeis durante a partida, desligamento, teste hidrostático (água de teste muito fria) e despressurização rápida (auto-refrigeração).
Dadas as consequências desse tipo de falha, todos os fatores relevantes listados na UCS-66 precisam ser devidamente abordados. Isso inclui a consideração da temperatura mais fria esperada, metalurgia, espessura do material, tratamento térmico pós-solda, teste de impacto, tensão aplicada e dimensão da junta soldada.
Confira outro artigo onde o Grupo Technik destacou outros acidentes e principais causas de explosões de caldeiras. Clique aqui!
Precisa de auxilio de nossa equipe para seus processos industriais e NR-13?
O Grupo Technik Engenharia, além de ser referência em consultoria e soluções em processos industriais, apresentará soluções personalizadas para a sua indústria no que diz respeito a uma consultoria por especialista e Profissional Habilitado (PH) em conformidade com a NR-13.
Entre em contato com o Grupo Technik para saber mais sobre o assunto.
Clique aqui e saiba mais sobre o Grupo Technik.
Confira um case de sucesso do Grupo Technik com a inspeção da maior caldeira de recuperação do mundo. Clique aqui!