Análise do Grupo Technik Engenharia sobre o mercado de trabalho na indústria brasileira.

ANÁLISE MERCADO DE TRABALHO_20.02.2022

O setor industrial tem grande importância na economia brasileira e se mantém como uma das principais atividades econômicas do país, tanto que, das mais de 18 milhões de empresas ativas no Brasil, aproximadamente 1,3 milhão tem sua atuação voltada para indústria, de acordo com dados levantados pelo Empresômetro.

Em pesquisa recente pelo departamento de comunicação do Grupo Technik Engenharia, quando se trata de inovação o Investimento da indústria cresceu 33,4% entre 2016 e 2019.

A fonte desses dados é o Perfil Setorial da Indústria, plataforma lançada no último dia 07 de fevereiro pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), reunindo dados sobre mercado de trabalho, tributação, produção comércio exterior, custos, inovação e investimentos de 33 setores da indústria brasileira.

Segundo dados disponíveis na plataforma, de cada R$ 100 investidos pelas empresas brasileiras em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), R$ 69 vêm da indústria.

Essa informação reforça o empenho do setor industrial em preservar os investimentos em inovação mesmo em momentos de crises de falta de matéria prima e essa é uma excelente notícia. Esta inovação se concentrou fortemente em 3 grandes setores: automotivo, químico e farmacêutico.

O Grupo Technik Engenharia , através de seu Diretor Técnico, o Engenheiro Fernando Lescovar Neto, destaca que de fato os números não deixam dúvidas quanto à relevância do setor industrial para o Brasil e a importância sobre o PIB e importância na geração de empregos.

Mesmo sendo um dos setores que mais emprega, os números não fecham quando se trata de vagas mais qualificadas e sem dúvida, faltam profissionais novos na indústria, em especial:

  • Profissionais para promover a revolução digital em muitos dos processos industriais, que ainda são realizados de forma obsoleta, principalmente no que diz respeito a manutenção, inspeção, controle, e gerenciamento de ativos.
  • Profissionais para atuação no chão de fábrica (há muitas vagas nas escolas do tipo SENAI ou FATEC).

Apesar do problema generalizado dos jovens de 18 a 29 anos que possuem pouca ou nenhuma experiência de trabalho e consequentemente não possuírem qualificação profissional, há que se considerar o seguinte:

Essa nova geração (que nasceu na era digital e com muitos recursos tecnológicos disponíveis e num cenário impactado pelas mudanças geradas pela internet nos últimos 20 anos) acabam focando sua ascensão social também nesse universo digital, reforçado pela enxurrada de “gurus, coachs e especialistas virtuais” que vendem a facilidade de se ganhar dinheiro remotamente, com pouco esforço e conhecimento bem limitado em nichos bem específicos.

Apesar do menor interesse dos mais jovens em se qualificarem para profissões do setor industrial, sugere-se que a comunidade jovem perceba esta grande oportunidade de desenvolvimento profissional em um ambiente que é recheado de novidades, com grandes chances de crescimento profissional e que é um dos que melhor remunera profissionais qualificados e com conhecimentos específicos.

O Grupo Technik Engenharia, além de ser referencia em consultoria e soluções em processos industriais, tem como compromisso difundir conhecimento e conta com a Universidade Technik, que elabora várias ações para alcançar o maior número de pessoas possíveis interessadas no universo industrial compartilhando através de seu site e redes sociais E-books, artigos, dicas e cursos on-line.

Se inscreva em nosso canal no Youtube e fique por dentro!  

Share:
Translate »