No início de junho saiu o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, que registrou crescimento de 1% no primeiro trimestre de 2022, em comparação ao quarto trimestre de 2021, a terceira alta consecutiva.
Em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, o PIB cresceu 1,7%, mantendo-se no terreno positivo por cinco trimestres seguidos.
O crescimento acumulado em quatro trimestres ficou em 4,7%, a maior expansão desde o terceiro trimestre de 2011.
O Grupo Technik aproveita a notícia, para abordar se isso é bom ou ruim?
A resposta é depende, pois se avaliarmos na óptica do setor da indústria brasileira, onde a maior preocupação no momento é que o desempenho do PIB está mais lastreado em aumento da inflação do que da produção, em especial a produção industrial.
Ao analisar o Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre deste ano, o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi) ressalta que a variação positiva de 1% se mostrou “muito concentrada” no setor de serviços, em função do avanço da cobertura vacinal contra a Covid-19″. “Já o PIB da indústria ficou estagnado (+0,1%) e o da agropecuária encolheu (-0,9%) na comparação com o último trimestre do ano passado”, destaca o Iedi.
Em comparação com um ano, os dois dos três grandes setores da economia ficaram no vermelho, que com exceção dos serviços, que cresceu 3,7%, não se viu crescimento em outros setores, principalmente num setor tão importante como o industrial.
Se analisar os dados mensais do IBGE, em parte, o resultado do investimento no PIB, nem mesmo o ramo de bens de capital, que vinha crescendo até pouco tempo atrás, escapou do retrocesso.
O Grupo Technik destaca essa notícia, porque apesar dos apesares, conforme artigos que postamos anteriormente em nosso site, a indústria no Brasil deve fazer 2 milhões de contratações nos próximos três anos, porém quase 10 milhões de pessoas precisam de qualificação para as vagas que ocupam ou vão ocupar.
Que para a indústria expandir, o Grupo Technik destacou que a importância da digitalização na indústria e que essa é a fase inicial da indústria 4.0.
Antenada nessa tendência, recentemente o Grupo Technik postou artigo em seu site destacando e questionando se sua indústria está se preparando adequadamente para o futuro digital e seus desafios? Confira artigo completo clicando aqui!
O Grupo Technik Engenharia, além de ser referência em consultoria e soluções em processos industriais, tem como compromisso difundir conhecimento e conta com a Universidade Technik, que elabora várias ações para alcançar o maior número de pessoas possíveis interessadas no universo industrial compartilhando através de seu site e redes sociais E-books, artigos, dicas e cursos on-line.
Entre em contato com o Grupo Technik para saber mais sobre o assunto.