O alto grau de desemprego no Brasil e as medidas emergenciais de preservação de caixa das empresas contribuíram para a alta nas margens
A crise causada pela pandemia do novo coronavírus afetou os vários setores da economia de maneira desigual. Enquanto serviços tiveram forte retração por conta das medidas de distanciamento social, um estudo elaborado pelo Centro de Estudo de Mercado de Capitais (Cemec) da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) mostra que as empresas de capital aberto do setor industrial apresentaram crescimento nas margens de lucro até o primeiro trimestre de 2021. A situação, no entanto, não deve se sustentar nos próximos períodos.
A rápida e acelerada recuperação da atividade econômica após o momento mais grave da pandemia fez com que a demanda por produtos industriais disparasse, esgotando estoques, e causando pressão nos preços. Ao mesmo tempo, a alta da divisa americana, que ultrapassou R$ 5,70 no período, acelerou as receitas dessas empresas, a maioria exportadora.
Esses dois fatores conseguiram abater a alta nos custos dos insumos necessários para o setor, também em alta, diz Rocca. O alto grau de desemprego no Brasil e as medidas emergenciais de preservação de caixa das empresas adotadas pelo governo, que em muitos casos resultou em estagnação ou redução dos salários dos trabalhadores da indústria, contribuíram para a alta nas margens, diz o pesquisador.
O estudo pondera que o cenário de margens esticadas para as empresas do setor industrial não deve ser sustentável nos próximos trimestres. “O dólar está caindo, apesar de se manter acima dos R$ 5, reduzindo receitas vindas do exterior.
E como a inflação vem subindo, inevitavelmente as empresas vão precisar recompor boa parte dos salários dos seus trabalhadores para evitar paralisações”, comenta.
Rocca pondera também que a alta na taxa de juros, estabelecida em 5,25% ao ano na última reunião do Comitê de Política Econômica (Copom) do Banco Central, cria um fator de pressão nas margens que não existia já há algum tempo. “O custo financeiro dessas empresas vai subir, um fator que não estava no radar, e acabará corroendo parte das margens das empresas.”
A Technik Engenharia possui larga experiência em otimização de recursos e maximização de benefícios dos investimentos de Capex de plantas industriais nos mais diversos escopos, incluindo-se:
• Elaboração de HAZOP;
• Análise, cálculo e seleção de válvulas de segurança e alívio em linhas de condução e vasos de pressão;
• Atualização de diagramas de engenharia e desenhos as-built.
Com diversas competências complementares, com o nosso time de engenheiros e especialistas requer quase nenhum envolvimento da engenharia de nossos clientes, executando todas as fases dos projetos de forma autônoma, rápida e segura.
Consulte-nos para informações adicionais: faleconosco@grupotechnick.com.br
Conteúdo publicado originalmente no Valor PRO, o serviço de notícias em tempo real do Valor Econômico
Por Felipe Laurence, Valor — São Paulo
Fonte: https://valorinveste.globo.com/mercados/renda-variavel/empresas/noticia/2021/08/05/indstria-teve-ganhos-durante-pandemia-mas-situao-no-deve-se-manter-diz-cemec.ghtml