Em importante entrevista dada ao canal livre da Band News, o engenheiro Gustavo Manzano, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), compartilhou as mais recentes informações a respeito do setor industrial brasileiro, assim como sua visão sobre o mercado global e as atividades mais recentes do BNDES. De forma resumida, pode-se destacar os seguintes pontos, entendidos por nós do Grupo Technik Engenharia como ótimas notícias para o setor industrial e para as oportunidades da indústria brasileira:
Quanto ao setor de investimentos e indústria, Gustavo Manzano destacou que a curva de investimento dividido pelo PIB tem se mostrado num crescimento muito forte nos últimos 4 ou 5 anos, principalmente no segmento privado. É entendido pelo BNDES que sua função é promover e apoiar esse desenvolvimento através de diversas ferramentas disponíveis, além do conceito somente de empréstimo ao mercado brasileiro.
O BNDES, na verdade, atualmente atua no suporte de desenvolvimento de bons projetos industriais, apoio a uma boa política setorial e participa também do desenvolvimento de um bom arcabouço regulatório, diversificando e ampliando as suas ações através de fundos, preparação de projeto, garantia bancária e apoio de políticas públicas.
Essas afirmações são de fato confirmadas por nossa empresa através de nossos parceiros do setor financeiro, que percebem que o BNDES priorizou a atenção aos pequenos e médios empresários em detrimento dos grandes, tendo em vista que o retorno de investimento em empresas pequenas e médias produz muito mais empregos do que investimento em empresas grandes.
No que diz respeito a aspectos relacionados ao desenvolvimento tecnológico e ao olhar contemporâneo diante dos desafios do mercado global, o presidente passou sua percepção de que o empresariado industrial brasileiro tem hoje uma oportunidade de ouro a ser explorada tendo em vista as vantagens competitivas que o Brasil pode apresentar ao mercado global, fundamentadas em energia renovável, que é um dos pontos fortes do Brasil, matriz energética diversificada e capacidade de fornecimento a todo o mercado global pelo setor industrial brasileiro, que possui instalações e profissionais de grande competência e que tem percebido, nos últimos anos, a importância de se operar de forma robusta, com um olhar mais amplo do que simplesmente fundamentado na lucratividade imediata, olhando assim para sustentabilidade, aspectos sociais e todos os outros aspectos que conferem ao setor uma maior robustez e, portanto, o tornam mais resiliente a eventuais variações e surpresas do mercado global.
A isso, o presidente Gustavo Manzano chamou de multidimensionalidade, que vai no sentido oposto do olhar meramente financista, da unidimensionalidade financeira, que imperou a partir das décadas de 1970 e 1980.
A multidimensionalidade se acelerou muito nos últimos três anos devido a super volatilidade política, inflacionária, climática e social que imperou no mundo ao longo da pandemia e a crises ligadas a conflitos entre países.
Para que esse projeto caminhe de uma forma bastante eficaz, é importante, segundo o entrevistado, que o Brasil se conheça mais, troque mais informações, pois, segundo ele, o sul não conhece como deveria conhecer o norte e vice-versa. A classe mais abastada não conhece a classe menos privilegiada e assim por diante. Ainda segundo o entrevistado, essa ação de conhecimento deste grande país seria extremamente importante para potencializar a nossa reindustrialização. Mas esse é um assunto que exploraremos mais profundamente muito em breve.
Outra constatação que veio à tona nessa interessante entrevista foi que, hoje, existe um conjunto bastante grande de inovações disponíveis no mercado e que podem ser usadas rapidamente pela indústria brasileira desde que ela vá ao encontro dessas inovações.
Nós do Grupo Technik, por exemplo, temos ao nosso alcance um conjunto de ferramentas inovadoras bastante interessante que podem ser utilizadas pelo setor industrial, baseadas em plataformas fáceis de serem usadas e ao alcance de profissionais sem grande formação em tecnologia.
Em resumo e, independente de fatores políticos futuros, a missão a nós sempre foi dada de desenvolver a indústria no Brasil com todas as ferramentas e conclusões que temos condições de alcançar para que o setor possa retornar ao patamar de reconhecimento de excelência e eficiência perante o mercado global. Temos essa condição, temos parceiros ao nosso redor e temos a oportunidade do momento atual.
Precisa de auxilio de nossa equipe para seus processos industriais?
O Grupo Technik Engenharia, além de ser referência em consultoria e soluções em processos industriais, inclusive relacionado a corrosões.
Entre em contato com o Grupo Technik para saber mais sobre o assunto.
Clique aqui e saiba mais sobre o Grupo Technik.