O setor industrial tem passado por grandes transformações nos últimos anos. O aumento da competitividade e o avanço da tecnologia forçam as empresas a buscar cada vez mais eficiência em suas operações. Apoiadas no conceito de Lean Manufacturing, a ideia é que a otimização de processos industriais seja a saída para crescer e destacar-se em relação aos concorrentes.
É esse cenário que permite o desenvolvimento da Indústria 4.0, onde a tecnologia assume papel de protagonista da digitalização e integração de todos os processos. Atualmente, é inevitável falar de otimização na indústria sem adentrar o campo da tecnologia. Afinal, chegamos a um ponto em que uma máquina consegue desenvolver diversas atividades melhores e mais rápido do que um ser humano. E fazer melhor e em menos tempo é justamente o foco da otimização de processos industriais.
A tecnologia pode ser aplicada de diversas formas e em setores distintos. A quarta revolução industrial é sustentada por pilares como Internet das Coisas, Realidade Aumentada, Inteligência Artificial, Big Data, Cloud Computing, etc. E cada uma dessas tecnologias contribui na otimização de processos de diferentes áreas.
É por isso que Indústria 4.0 também significa integração entre diferentes setores da empresa. Afinal, a digitalização vai acontecer da compra de matéria-prima até o pós-venda.