Já é sabido por todos que a recuperação da economia passará por um aprofundamento digital. A maioria dos gestores conduziu as suas empresas a digitalizar pelo menos parte de seus negócios para continuar protegendo seus funcionários e atendendo os clientes de maneira remota.
Por conta disso aprendemos tão rapidamente a fazer as famosas vídeo-conferências, lives, webinars etc.
Algumas das empresas, do ramo do comércio, caminham rapidamente na criação ou reforço dos processos de venda conhecidos como e-commerce.
Enfim, estamos testemunhando o que certamente será um Marco Histórico do trabalho remoto e compras à distância.
Contudo, a tecnologia não será a chave para a retomada da mudança se não contar com a contrapartida humana e é sobre isso que se deve depositar boa parte de nossa estratégia.
Nunca foi tão importante a conexão e envolvimento entre pessoas competentes, inovadoras e corajosas, lembrando que coragem é a capacidade (muitas vezes tida como a maior das virtudes) de agir apesar do medo e da vulnerabilidade da situação.
Alguns pontos para refletir:
- Você não precisa saber tudo; você não precisa ser perfeito. Mas é necessário que você seja estratégico.
- Siga ao encontro de dados e informações. Tudo muda muito rápido neste período.
- Tenha coragem para estabelecer as prioridades. Se tudo é prioridade, nada se torna uma prioridade, concorda?
- Em tempos como esse, você precisa usar a criatividade, o conhecimento e a experiência de todos os que o rodeiam. Pessoas competentes e parcerias eficazes o ajudarão a definir suas prioridades, riscos e vulnerabilidades operacionais e financeiras.
- Atenha-se à sua bússola moral, aos valores e ética de sua organização e cuide de seu time, porque você precisará deles agora mais do que nunca.
Tenhamos coragem, analise os cenários e contem conosco.
Artigo de Thiago Lescovar , engenheiro do Grupo Technik Engenharia para Insdustria 4.0
Nos siga nas redes sociais: @technikbr